MAFALDA

MAFALDA
MAFALDA

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

I GINCANA DE MATEMÁTICA DO CERS



APRESENTAÇÃO

O Colégio Estadual Dr. Roberto Santos, procura fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo, com a participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico colocar mais vida na escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica, valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja dotado de significados e muito mais alegre.
Cabe-nos, enquanto professores mostrar também que a matemática pode ser divertida e que a resolução de problemas matemáticos pode proporcionar momentos nada enfadonhos. Entendemos que essa disciplina não se caracteriza em resolver exercícios rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim proporcionar atividades em que os alunos possam demonstrar capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos. Ou seja, promover um momento dedicado á exploração do conhecimento que o aluno possui, procurando desenvolver a capacidade de “fazer matemática”, construindo conceitos e procedimentos que ele vive no dia-a-dia, alicerçando as competências básicas necessárias ao cidadão.

JUSTIFICATIVA

A Gincana é um tipo de jogo e, como tal, traz consigo elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a ludicidade podem andar juntas. O uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.
A Gincana de Matemática estimula o aluno a usar seus conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento. Tendo em vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da vida cotidiana.
A Gincana da Matemática também cumpre uma função educativa, pois aliada ás finalidades de divertimento e prazer, existem outras funções importantes, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório motoras, interação, observação e respeito a regras.
A Gincana será realizada com os alunos e propõem atividades que possam envolvê-los, levando em consideração a maturidade e o desenvolvimento intelectual do aluno, propiciando oportunidades para desenvolver a criatividade, a capacidade de análise, formulação de hipóteses e elaboração de estratégias para resolução de problemas, criando também oportunidades de observação, valorizando a interação entre aluno/aluno, entre professor/aluno e no trabalho coletivo.

OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos, atividades em que possam demonstrar sua capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Estimular o aprendizado da matemática.
• Integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade.
• Oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.
• Propiciar atividades lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

As tarefas serão elaboradas de forma que representem um desafio para os alunos e para que desenvolvam habilidades, capacidades e competências. Serão apresentadas a partir de figuras, de histórias, de jogos,caça-tesouro de situações lógicas etc. Também possibilitarão a elaboração de diferentes estratégias ou procedimentos para a resolução de um problema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário