I GINCANA DE MATEMÁTICA DO CERS
APRESENTAÇÃO
O Colégio Estadual Dr. Roberto Santos,
procura fazer do processo ensino e aprendizagem algo interessante e significativo,
com a participação ativa dos alunos. Tendo como princípio básico colocar mais
vida na escola, procurando desenvolver um ensino de qualidade, de forma lúdica,
valorizando o trabalho em equipe para que a aprendizagem seja mais útil ao
aluno, ampliando suas experiências e fazendo com que o processo de ensino seja
dotado de significados e muito mais alegre.
Cabe-nos, enquanto professores mostrar também que a
matemática pode ser divertida e que a resolução de problemas matemáticos pode
proporcionar momentos nada enfadonhos. Entendemos que essa disciplina não se
caracteriza em resolver exercícios rotineiros e desprovidos de prazer, mas sim
proporcionar atividades em que os alunos possam demonstrar capacidade de criar
com originalidade, utilizando o raciocínio lógico e a aplicação de seus
conhecimentos teóricos matemáticos. Ou seja, promover um momento dedicado á
exploração do conhecimento que o aluno possui, procurando desenvolver a
capacidade de “fazer matemática”, construindo conceitos e procedimentos que ele
vive no dia-a-dia, alicerçando as competências básicas necessárias ao cidadão.
JUSTIFICATIVA
A Gincana é um tipo de jogo e, como tal, traz consigo
elementos relacionados à competição entre equipes, assumindo um caráter
esportivo e cultural. A realização da Gincana de Matemática como estratégia de
aprendizagem é um exemplo de como Matemática e a ludicidade podem andar juntas.
O uso de jogos e desafios, se convenientemente planejados, são recursos
pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático.
A Gincana de Matemática estimula o aluno a usar seus
conhecimentos prévios na construção de sua estrutura de pensamento. Tendo em
vista que os conceitos e fundamentos da matemática têm origem no mundo real e
encontram muitas aplicações em outras ciências e inúmeros aspectos práticos da
vida cotidiana.
A Gincana da Matemática também cumpre uma função
educativa, pois aliada ás finalidades de divertimento e prazer, existem outras
funções importantes, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social
e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de
estratégias, ações sensório motoras, interação, observação e respeito a regras.
A Gincana será realizada com os alunos e propõem
atividades que possam envolvê-los, levando em consideração a maturidade e o
desenvolvimento intelectual do aluno, propiciando oportunidades para
desenvolver a criatividade, a capacidade de análise, formulação de hipóteses e
elaboração de estratégias para resolução de problemas, criando também oportunidades
de observação, valorizando a interação entre aluno/aluno, entre professor/aluno
e no trabalho coletivo.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar aos alunos, atividades em que possam
demonstrar sua capacidade de criar com originalidade, utilizando o raciocínio
lógico e a aplicação de seus conhecimentos teóricos matemáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Estimular o aprendizado da matemática.
•
Integrar os alunos, incentivando-os a competir com espírito de fraternidade.
•
Oportunizar a troca de conhecimentos e vivências.
•
Propiciar atividades lúdicas para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
As tarefas serão elaboradas de forma que representem
um desafio para os alunos e para que desenvolvam habilidades, capacidades e
competências. Serão apresentadas a partir de figuras, de histórias, de jogos,caça-tesouro
de situações lógicas etc. Também possibilitarão a elaboração de diferentes
estratégias ou procedimentos para a resolução de um problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário